domingo, 27 de fevereiro de 2011

A criação geme como dores de parto (Rm 8,22)

Este é o tema da Campanha de Fraternidade de 2011! Pense nisso! O que você tem feito para melhorar a vida no planeta? Só discursso não basta, é necessário agir, mudar os maus hábitos, recomeçar de forma sustentável e responsável. Você pode, você consegue! Basta querer e se disciplinar!

mariajosé, ofs

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Viver em meio a natureza!!

Viver na floresta, em meio a natureza é algo belo e possível. Poder contemplar o silêncio..... apenas o barulho do vento batendo nas folhas das árvores, a água que corre num filete em meio a mata fechada.
Roberto B. Siqueira, ilustra esse universo mágico, ele existe!










Como é importante a relação do homem com a natureza, é necessária mesmo que as pessoas absolutamente urbanas digam que não. A selva urbana nos trás anciedade, agitação.... os cheiros urbanos são fortes, desagradáveis. Como faz falta olhas um verde das árvores, ouvir o barulho das asas dos insetos, dos pássaros, daquela água gelada que rola sobre as pedras....








.... e a água, fonte de vida para toda a natureza, hoje tão ameaçada pelas práticas "desumanas"...










Uso sustentável da água. Adote essa idéia!!

Por que pensamos em casas ecológicas???

Se existe uma apelo forte que soa bem alto em nossos ouvidos este se chama "sustentabilidade", e veio em detrimento a necessidade de melhor qualidade de vida. O ambiente ecologicamente saudável está diretamente relacionado com esse elemento: vida melhor, saudável, equilibrada e harmônica.
Viver sustentável não é fácil, mas se queremos nosso planeta inteiro, devemos repensar nossas práticas cotidianas, nosso consumismo, nossos valores e assim procurar viver mais à maneira ecologicamente correta.
Neste contexto, tenho grande simpatia pelas casas ecológicas, que há muito tempo já deveria ser o modo correto de se construir.

De acordo com os arquitetos Marcelo S. Fiorotti e Maristela Gava, e o Prof. Júlio Eutáquio Melo (UnB), podemos entender o conceito de casa ecológica, segundo o que segue: 

A "Casa Ecológica" foi idealizada objetivando demonstrar procedimentos adequados do ponto de vista ecológico na construção civil e abrigar atividades relacionadas à educação ambiental. Destaca-se que o conceito de "Casa Ecológica" passa, necessariamente, pela adoção de critérios coerentes com a política de gerenciamento ambiental, quer seja na escolha dos materiais construtivos, como nas técnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais (sol e vento), no tratamento dos resíduos oriundos do uso (p. ex. esgoto) e na busca de racionalização e eficiência energética. O sistema construtivo básico adotado denomina-se “viga-laje”, já testado anteriormente na Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Tal técnica foi escolhida em função de o sistema possibilitar a união dos aspectos positivos da madeira com a resistência do aço proporcionando grande flexibilidade nas soluções arquitetônicas, com garantia de durabilidade e pouca manutenção. Além disso, o sistema permite o desmonte e remonte da edificação em outro local de condições semelhantes – condição desejável para a Casa -, rapidez de montagem, facilidade de manutenção e possibilidade de desenvolvimento de habitação de interesse social por ajuda mútua e/ou mutirão.


Algumas imagens retiradas da net para ilustrar esse tema e também para dar "água na boca", para quem é amante de casa e de natureza!












Viva sustentável! Adote essa idéia!!

Estudo avalia impacto das emissões de gases no preparo do solo em culturas de cana-de-açúcar

Um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Esalq, avaliou o impacto ambiental a partir do preparo do solo para o plantio de cana-de-açúcar.
A cultura continua em crescimento no Brasil para a fabricação do etanol, sendo que o país é o maior exportador do produto.
Segundo a agroecóloga formada pela Universidad de la Amazônia (Colombia), Adriana Silva-Olaya, hoje metade da área total de cana é colhida mecanicamente, o que evita emissões a partir da queima da biomassa vegetal e favorece o incremento no estoque de carbono do solo.
As informações fazem parte do estudo “Emissões de dióxido de carbono após diferentes sistemas de preparo do solo na cultura da cana-de-açúcar”, que fez parte da dissertação de mestrado de Adriana, pelo programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas e revela que o cultivo do solo com tecnologia de aração e outros procedimentos permite maior mineralização do carbono orgânico no solo e incrementa as emissões de CO2.
“Diante dessa situação, esse estudo se propôs quantificar as emissões de CO2 derivadas de três sistemas de preparo do solo utilizados durante a reforma dos canaviais no estado de São Paulo, assim como avaliar a influência da palha nesses processos de emissão”, explicou a pesquisadora.
Para o monitoramento das emissões foi utilizada uma câmera que coleta e analisa o fluxo de CO2, com análises no dia anterior ao preparo do solo e após a passagem dos implementos.
As conclusões apontaram que o preparo convencional apresentou emissão acumulada entre 34% e 39% acima do valor encontrado no preparo semireduzido e preparo mínimo.
“A seleção de práticas de manejo sustentáveis que permitam aumentar o sequestro de carbono, melhorar a qualidade do solo e ajudar a minimizar a emissão de CO2 dos solos agrícolas, contribui para a redução do valor da pegada de carbono do etanol (footprint), aumentando consequentemente o benefício ambiental da substituição do combustível fóssil com este biocombustível”, concluiu a pesquisadora.
*Com informações da Esalq.
Fonte: Ambiente Brasil