sexta-feira, 18 de março de 2011

E agora.....

Está todo o mundo perplexo com esta trajédia no Japão. As forças da natureza são incríveis, e não damos conta delas. Mas em meio a tudo isso o que mais me preocupa são as tais usinas nucleares, porque essas são feitas pelas mãos humanas e o estrago é maior que do terremos e tsunami.

Usina Nuclear de Fukushima no Japão tem Risco de Nova Explosão

Segundo informações recentes a Usina nuclear de Fukushima continua a emitir níveis cada vez maiores de radiação. A técnica que estava sendo usada era a de refrigeração. Água do mar estava sendo lançada para evitar o derretimento dos reatores. Infelizmente o sistema ficou comprometido já que o fornecimento de combustível está escasso e o aparelho que lançava a água nos reatores não pode funcionar. A temperatura nos reatores continua aumentando e o governo afirmou que não dá para excluir a possibilidade de uma nova explosão. Segundo autoridades mesmo na pior das hipóteses o acindente nuclear não será tão grande quanto o ocorrido na usina de Chernobil na Rússia, o que não é exatamente animador. Os últimos dados oficiais confirmaram que o número de mortos já passa de 2 mil. Enquanto isso o povo japones faz o que pode para reconstruir suas vidas mesmo com os riscos a que estão expostos e a possibilidade de novos abalos e até mesmo um novo tsunami.
 
Daí fica uma pergunta básica: o que irá acontecer, de fato, com essas pessoas que estão expostas a radiação?? Penso que sabemos resposta!
Agora fazendo uma breve reflexão, penso que a questão nuclear, talvez pudesse ser minimizada se a humanidade fosse menos consumista. Outro dia vi num desses programas de TV por assinatura, o absurdo que é o consumo de bens no Japão. xiste uma necessidade desmedida de se trocar com frequência absurda os celulares, carros, PC, .... enfim , esses eletro eletrônicos. Veja, os japoneses tem uma tecnologia que nem se discute, mas será que não está na hora de se pensar num Japão mais sustentável, menos consumista, com pessoas mais alegres e realizadas, livres, que se ajudam, cujo grau de competição não seja doentio?

Não adianta querer sair desta discussão, achar que isso é papo de ecochato, ..... Veja, o planeta está implodindo, e nós podemos mudar o rumo destruidor!

Eu realmente gostaria de compreender, por que as grandes potências econômicas mundiais não fazem seu dever de casa! Vem o Obama aqui nos "visitar", e lá vem ele dar seus pitacos aqui, como faz com todos os países!
Quando você não dá exemplo, não pode opinar, nem dizer o que os outros devem fazer! Nada contra Obama, m a favor, muito pelo contrário! Mas  "eita" país prá ser consumista e contra a sustentabilidade!!!! Quando Hilary Clinton, numa entrevista à Globo News disse que o povo Norte Americano é um exemplo para o mundo e outras "cositas mas" que prefiro não citar, eu realmente tirei o chapéu para ela, pois consegui bater todos os records de arrogância. E desta vez nem vou citar a China...rsrsrsrs....
Mas a mensagem é essa, faça a sua parte, não importa se dirão que está fazendo tudo em vão, porque o exemplo vale mais que muitos discursos!

Veja, não podemos impedir que os terremotos e as tsunamis aconteçam, mas podemos impedir desastres nucleares!
  

Maria José, dr. ecologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário