![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlq8fjiWm2FnFJyVIzMr4aZ_ZHh4JYxCyNb_CNd6UznUHIH3yweik-4Af5oUY5KFMpxaDNOl41KFnBgsgdTIOeMkzdepemQc1W1qxtCO6yefO0QHxVfL3fHt_QbirqSZNevoLVxL9B1cE/s320/marechaux4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ23a5pnUrJxfkbUkqwDBsxZaJVYCaGyI26y1XFw6e4vEAXMTSwxxrver2nIDBgL-vLVuWPN4jqcvt2Zgw44WEYoxIGxf0VeLKdp7Y3fRxEwB50kqkfu1smq1kwsrpgxDuuz0mf2v-_oY/s320/marechaux5.jpg)
Enquanto isso, em Paris, a estratégia é outra. A cidade está tirando pista de rolagem da marginal de lá. Eles estão reformando um conjunto de avenidas que contornam a cidade. A linha é chamada Tramway des Maréchaux (Bonde dos Marechais) porque corre no circuito de boulevards que levam o nome de vários marechais da época de Napoleão. São veículos leves sobre trilhos (VLT), uma espécie de bonde bem moderno, com capacidade para levar 200 passageiros cada. O primeiro trecho, com um terço do percurso, já está pronto. Além de levarem o mesmo número de passageiros que três ônibus grandes, os bondes de Paris, como boa parte dos novos VLTs, correm sobre trilhos instalados sobre um gramado.
Em Paris, o trilho no gramado contribui para a beleza e para o ar puro da cidade. Na Marginal Tietê, ainda teria a vantagem de facilitar a absorção de água das chuvas, reduzindo o impacto das enchentes.
Autor: Alexandre Mansur/Blog do Planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário