terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ao contrário de São Paulo, Paris investe para tirar os carros de suas marginais.


Cada cidade tem sua estratégia para reduzir os congestionamentos. Diante do caos no trânsito e da nossa dependência no transporte individual, o governo de São Paulo decidiu a ampliar as pistas de rolagem da Marginal Tietê, uma das principais vias de acesso da cidade e ponto de concentração de recordes de congestionamento. Serão 22 quilômetros a mais de asfalto, além de viadutos. Um investimento de R$ 1,3 bilhão. Prometem que a reforma vai reduzir 30% dos congestionamentos. Embora as pistas interditadas para a obra já esteja aumentando os congestionamentos. E embora uma expansão de pista sempre atraia novos veículos, o que aumenta o trânsito.
Enquanto isso, em Paris, a estratégia é outra. A cidade está tirando pista de rolagem da marginal de lá. Eles estão reformando um conjunto de avenidas que contornam a cidade. A linha é chamada Tramway des Maréchaux (Bonde dos Marechais) porque corre no circuito de boulevards que levam o nome de vários marechais da época de Napoleão. São veículos leves sobre trilhos (VLT), uma espécie de bonde bem moderno, com capacidade para levar 200 passageiros cada. O primeiro trecho, com um terço do percurso, já está pronto. Além de levarem o mesmo número de passageiros que três ônibus grandes, os bondes de Paris, como boa parte dos novos VLTs, correm sobre trilhos instalados sobre um gramado.
Em Paris, o trilho no gramado contribui para a beleza e para o ar puro da cidade. Na Marginal Tietê, ainda teria a vantagem de facilitar a absorção de água das chuvas, reduzindo o impacto das enchentes.
Autor: Alexandre Mansur/Blog do Planeta

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