Cada cidade tem sua estratégia para reduzir os congestionamentos. Diante do caos no trânsito e da nossa dependência no transporte individual, o governo de São Paulo decidiu a ampliar as pistas de rolagem da Marginal Tietê, uma das principais vias de acesso da cidade e ponto de concentração de recordes de congestionamento. Serão 22 quilômetros a mais de asfalto, além de viadutos. Um investimento de R$ 1,3 bilhão. Prometem que a reforma vai reduzir 30% dos congestionamentos. Embora as pistas interditadas para a obra já esteja aumentando os congestionamentos. E embora uma expansão de pista sempre atraia novos veículos, o que aumenta o trânsito.
Enquanto isso, em Paris, a estratégia é outra. A cidade está tirando pista de rolagem da marginal de lá. Eles estão reformando um conjunto de avenidas que contornam a cidade. A linha é chamada Tramway des Maréchaux (Bonde dos Marechais) porque corre no circuito de boulevards que levam o nome de vários marechais da época de Napoleão. São veículos leves sobre trilhos (VLT), uma espécie de bonde bem moderno, com capacidade para levar 200 passageiros cada. O primeiro trecho, com um terço do percurso, já está pronto. Além de levarem o mesmo número de passageiros que três ônibus grandes, os bondes de Paris, como boa parte dos novos VLTs, correm sobre trilhos instalados sobre um gramado.
Em Paris, o trilho no gramado contribui para a beleza e para o ar puro da cidade. Na Marginal Tietê, ainda teria a vantagem de facilitar a absorção de água das chuvas, reduzindo o impacto das enchentes.
Autor: Alexandre Mansur/Blog do Planeta
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