terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fragmentos históricos da Ecologia


DARWIN (1859), p. 69: " Tenha-se em mente como são infinitamente complexas e ajustadas as relações mútuas de todos os organismos entre si e com as condições físicas de existência."


STAUFFER (1957), p. 140: "Quando Haeckel propôs ecologia, ele a discutiu como uma área da biologia e classificou-a como parte da fisiologia das relações, mas não a definiu de modo objetivo. O termo ecologia apareceu pela primeira vez em uma nota de rodapé na página oito no primeiro volume. Aqui, Haeckel introduziu como um substituto para o uso arbitrariamente restrito do termo - Biologia - e explicou ecologia como sendo a ciência da economia, dos hábitos, das relações externas dos organismos entre si, etc (...) Somente algumas centenas de páginas mais adiante, na parte final do segundo volume, quando ele começa a discutir o conceito de evolução de Darwin e da seleção natural, é que Haeckel apresenta uma concepção mais ampla do termo. Primeiro, discutiu-o brevemente como a ciência da economia da natureza, das relações mútuas dos organismos; e descreveu a cadeia dos gatos-ao-trevo de Darwin como um exemplo."


HAECKEL (1866), p. 286-287: "Por ecologia nós entendemos toda a ciência das relações dos organismos com o ambiente, incluindo, de maneira geral, todas as "condições de existência". Estas são de natureza, em parte orgânica e em parte inorgânica; ambas, como mostramos, são da maior importância para a forma dos organismos, porque os forçam a se adaptarem. Entre as condições inorgânicas às quais todos os organismos devem adaptar-se pertencem, em primeiro lugar, as propriedades físicas e químicas de seu habitat, o clima (luz, calor, consições atmosféricas de umidade e eletricidade), os nutrientes inorgânicos, a natureza da água e do solo, etc.

Como condições orgânicas de existência, consideramos todas as relações do organismo com os quais ele entra em contato e dos quais a maioria contribui ou de maneira vantajosa ou danosa. Cada organismo conta, entre os demais organismos, seus amigos e inimigos, aqueles que favorecem sua existência e aqueles que a prejudicam. Os organismos que servem de alimento orgânico para outros ou que vivem sobre eles como parasitas também pertencem a esta categoria de condições orgânicas de existência."


HAECKEL (1877), p. 639: "A ecologia ou distribuição geográfica dos organismos, a ciência do conjunto das relações dos organismos com o meio exterior ambiente, com as condições orgânicas e inorgânicas da existência, o que se chamava de economia da natureza, as relações mútuas de todos os organismos que vivem em um mesmo local, sua adaptação ao meio que os envolve, sua transformação pela luta pela vida, sobretudo os fenômenos de parasitismo, etc (...)."


CLEMENTS e SHELFORD (1939), p. 2: " Contudo, a essência da própria ecologia é a síntese derivada da análise exaustiva da comunidade e seu habitat, e a bioecologia deve repousar sobre este princípio como fundamento seguro."


(extraído de Ávila-Pires, 1999)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário