quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mudanças Climáticas


Em 2009, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima estará mais quente que nunca. O motivo é que este ano os países se comprometeram a assinar um novo acordo global de clima para entrar em vigor depois que o Protocolo de Quioto acabar, ou seja, em 2012.

Para garantir que este acordo seja justo e eficiente, o WWF-Brasil e a Rede WWF estão trabalhando intensamente para influenciar os negociadores dos países membros da Convenção.

Bonn avança pouco e aumenta expectativa para reuniões da ONU em setembro
Posted on 14 August 2009.

A falta de consenso sobre o nível e a fonte dos recursos financeiros para países emergentes foi o principal obstáculo da rodada de negociações climáticas, encerrada na sexta-feira, 14, em Bonn (Alemanha). Para a Rede WWF, o encontro perdeu a oportunidade de acelerar as discussões necessárias para se obter um acordo global de clima justo e eficiente na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que acontece em dezembro, em Copenhagen (Dinamarca).

O recente comprometimento dos países do G8+5 em manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, em relação aos níveis pré-industriais, orientaram alguns pontos do encontro. Também foi positivo, o número cada vez maior de países que apóiam a proposta de um acordo vinculativo e global para a redução dos gases de efeito estufa. No entanto, tais avanços não são suficientes para o sucesso das negociações.

Com isso, aumenta a expectativa para os encontros de alto-escalão das Nações Unidas, em setembro. Durante as reuniões da Assembléia Geral da ONU, os líderes das nações mais ricas do planeta terão a oportunidade de oferecer o suporte político necessário ao processo de negociação. Ao mesmo tempo, as partes da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima) deverão mostrar contribuições efetivas para conter o aquecimento global.
“Nosso desejo era que os negociadores presentes em Bonn, tivessem tomado iniciativas concretas. Mas as delegações usaram muito tempo para discutir procedimentos e aspectos técnicos. Esta não é a forma de superar a desconfiança entre as nações ricas e as pobres”, afirma a líder da Iniciativa Climática Global do WWF-Internacional, Kim Carstensen, explicando: “Os poucos avanços se devem a entraves políticos. Os líderes globais precisam destravar o processo durante as reuniões da ONU.”

Para as reuniões de setembro, a principal expectativa da Rede WWF é o estabelecimento de compromissos que viabilizem recursos financeiros na escala de US$160 bilhões ao ano, para que o encontro em Copenhagen seja bem sucedido.“Sem comprometimentos ou fundos é impossível estabelecer um sólido acordo global de clima. É como dizer para um gerente comandar uma empresa, sem falar a ele qual é o orçamento”, finaliza Carstensen.

A próxima rodada de negociações está marcada para Bangkok (Tailândia), entre 28 de setembro e 9 de outubro, quando deve ser dado um sinal claro de que um acordo ambicioso será firmado em Copenhagen
.
Fonte: WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário