domingo, 16 de agosto de 2009

Jaime Lerner: O Realizador de Sonhos.








CURITIBA: EU AMO ESTA CIDADE!
Árvores e Parques
Entre as cidades brasileiras, Curitiba é a que tem o maior índice de área verde por habitante: 52 m2* (segundo a Organização Mundial de Saúde, o mínimo recomendado é 12 m2). Nem sempre foi assim. Em 1971, a cidade contabilizava 0,5 m2 por habitante e a população era três vezes menor do que os atuais 1,8 milhão** de moradores.
A transformação ocorreu graças a campanhas que incentivavam a população a irrigar as árvores plantadas pelas ruas. "Com o slogan 'Nós damos a sombra e você a água fresca', conseguimos assegurar a sobrevivência de 1 milhão de árvores", conta Lerner.
A desapropriação de bosques também contribuiu para a arborização. Outra boa idéia da equipe de Lerner foi levar ovelhas para os parques: os bichinhos encantam as crianças e mantêm a grama aparada.
*Dado de 2006 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.
** Dado de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reciclagem
Antes mesmo de o assunto virar moda, Curitiba já discutia sobre o lixo que não era lixo. A campanha começou nas escolas durante as aulas de meio ambiente, introduzidas pela prefeitura nos anos 1980. "As crianças orientaram os pais a separar o lixo orgânico daquele que podia ser reaproveitado", conta Lerner.
Em 1991, o programa de reciclagem foi estendido às favelas, batizado de Câmbio Verde. "Trocava-se lixo por cestas básicas e vale-transporte. As favelas luziam de tão limpas", recorda Nireu Teixeira, três vezes chefe-de-gabinete de Lerner.

Transporte Coletivo
"Quer ajudar o meio ambiente? Use menos seu automóvel." O conselho de Jaime Lerner repercute bem entre os curitibanos (curiosamente, a capital paranaense tem o maior número de carros por habitante do país). O transporte público de boa qualidade incentiva o uso pela população. Implantado em 1992, o Sistema Expresso prevê canaletas exclusivas para os ônibus, além de estações tubulares suspensas com cobradores.
Elevadores garantem o acesso de usuários de cadeira de rodas. "Metronizamos o ônibus. O embarque é rápido e ocorre no mesmo nível da entrada do veículo. Transportamos 36 mil passageiros por hora numa mesma direção a um custo 100 vezes menor por quilômetro do que o do metrô", diz. O sistema foi exportado para Seul, Los Angeles e outras 81 cidades.
(Abril Cultural)


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