segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Especiação Alopátrica e Simpátrica.




Especiação Alopátrica e Simpátrica
A especiação é um processo evolutivo, a partir do qual se formam as espécies de seres vivos. Existem vários tipos de especiação, entretanto vamos enfocar a especiação alopátrica e a simpátrica. No caso de um processo de especiação alopátrica, a população inicial divide-se em dois grandes grupos, que ficam isolados geograficamente, por exemplo, pela formação de um rio, aumento da densidade arbórea de uma floresta, formação de uma montanha, entre outros. Os dois grupos recém formados iniciam, assim, um mecanismo de diferenciação genotípica e fenotípica. Com o passar dos anos, mesmo que a barreira que os isolou desapareça, esses dois grupos já estarão de tal forma evoluída e reprodutivamente isoladas que, possivelmente, já não são capazes de trocar genes entre eles. No caso da especiação simpátrica, dois grupos de indivíduos de uma mesma população divergem dentro da mesma área geográfica. Este tipo de especiação pode ocorrer muitas vezes em insetos que se tornam dependentes de plantas hospedeiras diferentes, numa mesma área. Os processos de especiação podem desencadear-se devido a diversos fatores. Dentro de uma população, por exemplo, pode haver isolamento geográfico de um grupo de indivíduos, ou esse grupo alterar o comportamento de tal forma que fique isolada reprodutivamente do restante da população inicial. Em consequência, com o passar do tempo, podem ocorrer mutações no material genético desses indivíduos que se vão acumulando, e que alterando o seu genótipo, provocam profundas modificações no seu fenótipo.

Exemplo de especiação alopátrica numa população de corvos: a separação de populações de corvos ocorreu durante a última glaciação ficando geograficamente isoladas, enquanto esta durou. No final da glaciação, as duas populações voltaram a contatar numa zona restrita. A divergência genética que ocorreu durante o isolamento geográfico não foi suficiente para ocasionar o isolamento reprodutor, havendo ainda troca de genes, na zona de contato, entre as duas populações. Os indivíduos resultantes são híbridos e apresentam características intermediárias podendo cruzar-se, apesar da fertilidade ser baixa. Os dois conjuntos de corvos não estão, ainda totalmente separados por um isolamento reprodutivo, pertencendo à mesma espécie Corvus corone.

Exemplo de especiação simpátrica numa população de rãs: a poliploidia é um fenômeno ocasional em que, num híbrido estéril, ocorre a duplicação dos seus cromossomos devido a uma não disjunção, durante uma mitose ou uma meiose. Com a duplicação cromossômica, o híbrido passa a ter os dois conjuntos de cromossomos, herdados dos progenitores, em pares de homólogos com conseqüente produção de gametas através de meioses normais. Estes indivíduos possuem, então, um patrimônio genético próprio, isolando-os reprodutivamente dos seus antecessores. Comum nas plantas, mas rara nos animais, a poliploidia apresenta maiores taxas de ocorrência nos anfíbios em relação a outros vertebrados. A espécie tetraplóide Hyla versicolor (2n=48) resultou de mutações por poliploidia em populações de Rela-cinzenta-americana, Hyla shrysocelis (2n=24). Os indivíduos destas duas espécies apenas se distinguem, no campo, pelas vocalizações e, no laboratório, pelos cariótipos.

2 comentários:

  1. Sei que o processo de especiação simpátrica ocorre em uma mesma região, mas não tenho certeza que nesse tipo de processo ocorre isolamento geográfico como você citou em sua explicação!

    ResponderExcluir
  2. olá as informações são otimas porém a cor não ajudou muito na leitura abraços ...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário