quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Reintegração a Natureza!

Soltura de harpia em habitat natural

A ave, maior rapina das Américas, também conhecida como gavião-real, será reintegrada à natureza, após 12 anos de cativeiro. A iniciativa é do Projeto Harpia na Mata Atlântica

Manoella Oliveira

Planeta Sustentável - 17/08/2009
Foram doze anos sob cuidados de pesquisadores que se esforçavam pela reintegração da harpia à natureza. Amanhã, dia 18, isso irá acontecer. Desde 1997, quando foi encontrada pelo fazendeiro Eloísio Sabadini em estado debilitado, a ave, maior rapina das Américas, também conhecida como gavião-real, estava mantida em cativeiro para se recuperar.

Encaminhado ao Ibama, o animal foi levado para a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro (BA), onde desde 2004, é alvo de estudo e de empenho para retornar à liberdade, o que resultou no Projeto Harpia na Mata Atlântica.

Em março deste ano, Roberto Azeredo, pesquisador e presidente da Crax - Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre, visitou a Estação e avaliou que a fêmea está apta a voltar para a um ambiente natural.

A soltura da harpia será feita amanhã, dia 18, na fazenda Santa Maria, uma das Áreas de Alto Valor de Conservação da Veracel, escolhida por ser próxima ao Parque Nacional do Pau-Brasil, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.

A RPPN Estação Veracel foi criada há dez anos, tem 6.069 hectares de mata nativa preservados e abriga 445 espécies de animais vertebrados, das quais 37 estão ameaçadas de extinção.

Matéria encaminhada pela Acadêmica de Ciências Biológicas - Licenciatura - Univali Simony C. Spuldaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário