domingo, 16 de agosto de 2009


Não foi preciso ninguém obrigar. O empurrãozinho veio do MPSC - Ministério Público de Santa Catarina - que firmou, no ano passado, um acordo com a ACATS - Associação Catarinense de Supermercados – para incentivar os supermercadistas a abandonar as sacolas plásticas. Não é obrigatório aderir, mas muita gente se entusiasmou.Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta, também ideia do MPSC, cada promotoria de cada comarca do estado pode propor para os comerciantes de sua área que troque as tradicionais embalagens por opções ecologicamente corretas. Novamente, só assina quem quer – e só é penalizando quem se compromete e não cumpre – mas, burocracias à parte, as atitudes sustentáveis se espalharam por SC.Por iniciativa própria, 25 supermercados de Xanxerê, cidade da região Oeste do estado, se uniram para abolir as sacolas de plástico em suas redes. A intenção é que todo o município faça uso apenas de sacolas retornáveis, que já estão à venda - o que deve acontecer, efetivamente, em abril.

Até 31 de março, as empresas irão oferecer as sacolas de plástico para seus clientes, mas, a partir dessa data, quem precisar fazer uso das ultrapassadas e poluidoras sacolinhas terá de pagar por elas.Por isso, os estabelecimentos aconselham que os clientes tenham uma opção ecológica guardada dentro do carro ou da bolsa. A atitude é um pé no freio dos maus hábitos de consumo que geram excesso de lixo e, nesse caso, um entulho que leva mais de 400 anos para se decompor.Medidas semelhantes têm sido adotadas em outros locais do estado, onde a ACATS estimula os empresários do setor a abandonarem as sacolas vilãs. Uma delas foi a distribuição de mais de 2 mil sacolas retornáveis nas duas unidades instaladas de um supermercado de Florianópolis para clientes que somassem mais de 500 pontos do cartão da empresa. Além de bonitas, elas agüentam o peso de dez quilos e, quando dobradas, têm dimensões um pouco maiores do que um cartão de crédito.Há quem recolha sacolas de plástico, quem promova palestras de conscientização para funcionários, treinamento de equipe, comercialize sacolas renováveis e até faça pequenas manifestações no próprio estabelecimento mostrando na porta de entrada um carrinho com 880 sacolas plásticas, número que, segundo a empresa, representa o consumo anual de sacos por pessoa.

(Editora Abril, 2009).

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